À Revelia

Minhas reflexões, minhas análises e minhas opiniões. Enfim, minhas bobagens.

quinta-feira, novembro 16, 2006




JEITINHO BRASILEIRO: LEVAR VANTAGEM EM TUDO

Nestes dias de vergonha para o Brasil quando a corrupção, além de ser descarada, é mantida oficialmente impune, fiz o que qualquer cidadão deveria. Uma análise comportamental do brasileiro. E chego (como já havia chegado muitos anos antes) que de um modo geral somos um povo corrupto. Qual a porcentagem que age vez por outra assim? 10%,20%,50%,80% ou 90%? Difícil dizer. Contudo dentro dos meus limites, da observação do dia a dia, arriscaria dizer que dois terços de nossa população é passível deste mal. Para se chegar a tal número, a princípio assustador, devo deixar claro que não diferencio o desvio de milhões daquele de apenas 50 centavos. É por exemplo o que vem acontecendo aqui na minha cidade. Pessoas (com carro e portanto com certo e considerável poder aquisitivo) vem fraudando tickets de estacionamento pago que custam... 50 centavos. Ora, sujeitos como estes teriam alguma dúvida se por ventura tivessem a oportunidade de meter a mão no dinheiro público como vêm ocorrendo neste país? Claro que não! Por isso digo, caros e pingados leitores deste obscuro blog. Temos o governo que merecemos e as conseqüências que virão serão plenamente merecidas. Futuramente em meio a dor, repressão e carências, lembremos sempre disto.
Abraços.